sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Como incentivar o hábito de estudo

Tenho dicas super legais para estimular o hábito do estudo nos nossos filhos. Eu apliquei a maioria deles no meu filho mais velho durante um bom tempo. Enquanto era aplicado, ele só tirava boas notas. Infelizmente não era sempre que eu podia aplicar este "método" (digo entre aspas pq não se trata de um método, mas sim da obrigação dos pais), mas enfim, funciona MESMO! Espero que gostem e contem como foi a experiência.


Como incentivar o hábito do estudo nas crianças?

Disponibilize todo o material necessário para que a criança possa concluir tarefa e trabalhos em casa. (eu tinha uma verdadeira papelaria em casa: papel cartão, papel almaço, canetinhas, purpurinas, colas coloridas, etc)

Estipule um horário para a realização do dever de casa, um tempo que a criança possa adequar à sua rotina, sem comprometer o seu lazer.

Auxilie no dever de casa, explique possíveis dificuldades que a criança possa ter, ensine um pouco do que aprendeu a seu filho, e elogie! (elogiar é importantíssimo!!)
Alguns pais têm muita dificuldade em elogiar seus filhos, acreditam que possam estar “afrouxando” na educação, mas a verdade é que ninguém consegue seguir um caminho sem incentivo, tome – se como exemplo : O quanto é possível aguentar um emprego no qual não se é reconhecido?Com o tempo haverá desânimo, e mais tarde revolta não é mesmo?O mesmo acontece com nossos filhos, eles precisam ser valorizados!
Esse tempo deverá ser entendido pela criança como um lazer, portanto não perca a paciência, grite ou faça mais exigências do que a criança poderá cumprir.

Lição de casa não é castigo!

Fazer lição nunca é castigo, fazer lição é prazer, não puna seu filho o trancando no quarto para que estude, estude com ele e, procure por alternativas que possam enriquecer a relação entre vocês dois. (estudar com ele é essencial, eu fazia muito com Gabriel e sempre dava certo, era quando ele tirava as melhores notas!)
Se por algum motivo perceber que há um problema, ou uma causa para o desinteresse da criança, invista na amizade entre você e seu filho, para que ele se sinta à vontade para se abrir com você. Ajude, incentive, se mostre curioso, faça muitas perguntas sobre o dia na escola (eu fazia isto todos os dias, isto estreita os laços entre vc e seu filho, faça-o!), os colegas e a professora, procure descobrir se algo está deixando a criança irritada, triste ou frustrada, ao descobrir a causa da má vontade em estudar poderá solucionar o problema.

Leia e incentive a leitura

Incentive a leitura, deixe a criança escolher o seu próprio estilo, não force uma escolha só por que na sua infância determinado livro foi o seu preferido. (Realmente, cometi este erro e não deu certo, então, deixei que ele mesmo escolhesse seus próprios livros, o escolhido foi "A história do Flamengo", mas não tem problema, ainda é leitura!)
Se seu filho preferir quadrinhos da “Turma da Mônica” ao invés de “O Pequeno Príncipe”, permita que seja feita a escolha da criança, é preciso se ter prazer em ler.
Antes de ter filhos precisamos nos conscientizar que, muito de nosso tempo deverá ser gasto com eles, por eles e não por nós mesmos.

Cobre o dever pronto

Demonstre interesse pelos estudos de seu filho, e conscientize – se de que, mesmo cansado depois de um dia duro de trabalho, seu filho precisa de seu apoio em casa.
Aproveite esse tempo junto a seu filho, para reparar no estado do material escolar, além de sua evolução como aluno. Peça para ver cadernos e estojo de lápis, borracha e cobre a limpeza da mochila. (sempre, sempre, sempre!! A criança percebe seu interesse e sua falta de interesse também nestas pequenas atitudes!)
Assim os filhos saberão exatamente o que seus pais esperam dele, e tentarão corresponder às suas expectativas.
Todos nós buscamos corresponder às expectativas, com nossos filhos não é diferente.

Não faça o dever de seu filho

Por mais que realizar o dever do seu filho seja mais prático, esse comportamento é menos eficiente.
Além de seu filho não aprender a lição corretamente, ele poderá entender que os pais esperam que suas obrigações sejam realizadas por eles mesmos. E eles corresponderão a isso, refletindo desinteresse pelos estudos na adolescência.
Permita que seu filho demonstre toda a sua inteligência, e o elogie pelo seu esforço e êxito.

Hora de brincar é hora de brincar!

Pais e filhos estão em constante conflito por que esperam que um corresponda ao outro em horários inadequados.
Mas tanto os pais não devem impedir o lazer dos filhos, quanto os filhos não devem exagerar no horário das brincadeiras. (Bingo! Outra coisa que dá certo)
Combinem entre vocês um horário acessível a ambas as partes e cumpram com o combinado, assim, sem qualquer obrigação o gosto pelos estudos e aprendizado poderá ser melhor aprimorado nas crianças! (importantíssimo que ambas as partes cumpram o horário, ou seja, pai ou mãe também devem cumprir com a palavra! Outra coisa que deu certo)
O tempo de estudo não deve ultrapassar mais de uma hora, ou o esforço tornará o estudo cansativo e desinteressante. (Verdade!!)

Aproveite as dicas e boa sorte!

Grande Beijo,

Roberta

 

Um comentário:

PriSciLa disse...

Nosso Vi vai ser um Nerdzinho... hahaha Porque a tia também vai pegar no pé com os estudos!
E o Gabriel vai ter que andar na linha também! rsrsrs