quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fim dos enjôos!

Olá!


Vim trazer algumas "news" a respeito da minha gravidez. Completei 13 semanas no domingo passado! Todo domingo eu viro uma semana, e o tempo está passando muito rápido. Logo que descobrimos a gravidez, parecia que o tempo não passava nunca, mas agora, quando penso que falta apenas 4 dias para eu completar 3 meses de gestação, percebo que o tempo passa muito rápido mesmo, e que com certeza esta gestação passará voando, e por isso devemos SEMPRE curtir cada momento, tirar muitas fotos, etc. Falta pouco também para que a gente possa finalmente saber o sexo do bebê! Estamos muito ansiosos, ainda não fomos muito às compras, pois queremos saber o sexo direitinho, para ver se teremos que comprar coisinhas rosas ou azuis. Enfim, espero que este mês passe rápido também, rs. Até lá, estou curtindo a minha nova fase. A fase do fim dos enjôos! Sim, já fazem mais ou menos 4 ou 5 dias que não tenho mais enjôo nenhum e isso é muuuito bom. É impressionante como eles realmente cessam próximo ao terceiro mês de gestação. Umas um pouco antes outros um pouco depois, mas é em torno do terceiro mês mesmo que eles vão embora. Lembro que na gravidez do meu primeiro filho também foi assim. Cravou 3 meses certinho e pimba, os enjôos foram embora. A fase dos enjôos é uma fase muito chata, enjoar o tempo inteiro não é fácil, nem pra gente e nem pra quem está ao nosso lado. Minha sorte foi ter uma pessoa muito legal e compreensível ao meu lado, como meu noivo Weslei, que sempre pacientemente se afastava de mim quando eu sentia vontade de vomitar ao sentir o cheiro dele, rs. Tadinho. Enjoei muito do cheiro dele, tanto do cheiro do corpo quanto do cheiro do perfume. A cada semana ele tinha que arrumar um perfume diferente e o engraçado é que ele sempre riu da situação. Mas isso é completamente normal, se vc também está passando por esta situação, não se preocupe, vc não está enjoando do seu marido, mas está enjoando de todos os cheiros que convivem com vc, inclusive o dele. Seu marido/noivo/namorado deve ser muito paciente, e eu tive muita, mas muita sorte nisso. O Weslei tem sido MUITO carinhoso, atencioso, compreensivo e leva tudo com bom humor. Ele está tão feliz com esta gravidez que parece que nada, absolutamente nada o chateia, muito menos se for algo ligado à gravidez, mesmo que seja uma coisa tão chata quanto os enjôos. Era de se esperar que ele agisse assim, primeiro porque ele é uma pessoa bem humorada por natureza, e segundo porque ele queria muito este filho. Poucos meses antes de eu descobrir a gravidez, ele queria tanto que sonhava com um bebê nosso, olhava as crianças na rua e sempre fazia um comentário e me dizia que já estava explodindo de tanta vontade de ser pai, que o instinto paterno dele estava aguçado. Como eu também sempre quis ter mais um antes dos 30, e claro, achei a pessoa certa, decidimos planejar. Veio um pouco mais cedo do que o esperado, pois como eu tenho apenas 1 ovário, achei que fosse demorar. Achando que fosse demorar, parei de tomar a pílula em Janeiro desta ano, esperando que eu engravidasse lá pra Outubro, ou depois um pouco, quando eu já estivesse casada. Enfim, acabou que engravidei em Março! Ô família fértil! Só veio alguns meses mais cedo, e isso não importa. Este bebê já é muito amado e queremos apenas que venha com muita saúde!
Vim falar dos enjôos e acabei dando esta volta, mas sou assim mesmo, com o tempo vcs verão que meus posts serão todos assim, rs. Coisa de geminiana e ansiosa, rs. Estou muito feliz por não enjoar mais, a única coisa que me incomoda agora são algumas cólicas devido ao descolamento de placenta. Qualquer exercício, por menor que seja, como varrer a casa ou apenas passar um tempinho a mais de pé cozinhando, já me causa cólicas. Minha sorte, mais uma vez, é que o Weslei é muito prestativo, e me ajuda nisso tudo, até na cozinha e eu nem precisava estar grávida para isso, antes mesmo ele já era assim.
Bom, fim dos enjôos mas logo início dos inchaços, azia, dores nas pernas... hehe, enfim, são os pequenos "preços" de se estar grávida, mas cá entre nós, estas coisas se tornam detalhes quase que imperceptíveis perto da alegria de se estar esperando um bebê. Tudo sempre vale a pena e estes sintomas são coisinhas muito passageiras.
Para vc que ainda está enjoada, vou deixar um pequeno texto, retirado de um site que gosto muito, leio quase diariamente (www.bebe.com.br). Nele vc encontrará dicas de como amenizar seus enjôos. Eu mesma fiz alguns e deu certo. Vc vai achar os que melhor lhe cabe!


"As náuseas e os vômitos durante o primeiro trimestre de gravidez são considerados pelos médicos um sinal de que tudo vai bem. Mas esses desconfortos, que são conseqüência da atuação dos hormônios no corpo da mulher, realmente incomodam. Veja algumas dicas para reduzir o mal-estar:
Não passe muitas horas de estômago vazio, pois isso aumenta a produção de ácidos no estômago.




Coma pequenas porções de alimentos no decorrer do dia.




Evite frituras e prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados.




Mastigue devagar e não beba líquidos durante as refeições.
E o que fazer para diminuir o mal-estar matinal? "Quando a mulher já acorda enjoada, uma ou duas bolachas de água e sal podem melhorar o sintoma", ensina a nutricionista Eliener de Souza Fazio, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ela lembra que, no período de gestação, os líquidos gelados trazem mais alívio do que as bebidas quentes. No caso de os enjoos persistirem por mais de três meses, a gestante deve conversar com o médico."

Minha experiência: Eu enjoava o dia todo, mas era sempre muito mais intenso de manhã, não é à toa que, em inglês, os enjôos da gravidez são chamados de "morning sickness". Minha mãe me deu um conselho que funcionou muito. Ela disse que isto foi passado para ela, pelo ginecologista dela, quando estava grávida de mim. Ao levantar (de manhã, claro), coma uma maçã antes de qualquer coisa! Nem vá escovar os dentes, nada. Levante e corra para a cozinha para pegar uma maçã, mesmo que vc ainda não esteja enjoada. Vc que está enjoando muito pela manhã também, sabe que logo logo, dentro de apenas alguns minutos a partir do momento que vc acorda, vc vai enjoar. Então, para que esperar o desconforto chegar? Acorde e vá comer uma maçã antes de tudo, que o enjôo matinal não virá tão cedo, e quando vir, será mais ameno. Eu fiz isso e deu super certo. De preferência, coma a maçã descascada, já que no início da gravidez, dependendo de quantas semanas vc esteja, vc ainda não tenha feito o exame de imunidade à toxoplasmose. Infelizmente meu exame deu negativo, ou seja, negativo para a imunidade, portanto, só posso comer legumes cozinhos, carne bem passada, frutas sem casca e infelizmente, me livrar da gata que tenho em casa. Se vc já fez o exame, coma a maçã de acordo com o resultado, ou seja, se for imune pode ser com casca e se não for, coma sem casca. Mas se vc não fez ainda, eu altamente recomendo que vc descasque a maçã antes de comer! Viu? Fica a dica pessoal de minhas estragégias de fuga dos enjôos, rs. Não sei se o lance da maçã tem base científica, mas se deu certo e é natural, o que importa? É uma fruta, vc recebe vitaminas, forra o estômago antes que ele se encha de ácido (o que causa os enjôos) e ainda, é uma fruta rica em líquido. Vc só tem a ganhar! Espero que dê certo com vcs também.

Mil beijos

Roberta

Um comentário:

Fabi da Juju disse...

Oi Ro,
Que delicia receber um comentário seu. Fico muito feliz em receber novos integrantes em nossa family. Tenho certeza que o baby só trará alegria e harmonia.
Muito legal sua iniciativa de criar um bloguinho, é uma ferramenta fantástica, não so para registrar momentos, mas para trocar experiencias e fazer amizades, através do blog conheci muitas mamis pessoalmente que hj são minhas amigas.
Teu cantinho tá lindooooo, parabéns!!! Não perco um só post....to seguindo!

Sobre os enjoos, em enjoei muitoooo nos 3 primeiros meses, vomitava 3 x ao dia e só escovava os dentes com Tandy, as outras pastas me matavam de enjoo....Mas acerdita que eu ficava feliz por enjoar??? Os enjoos significam que seu corpo está liberando os hormonios que sustentam a gravidez.

beijos linda,