domingo, 1 de janeiro de 2012

Seu bebê chora ao mamar?

Olá!


Há mais ou menos 1 semana o Vinícius tem chorado muito ao mamar. Ele vem cheio de fome, mas quando o leite chega ao estômago ele chora, larga a mama, se irrita e fica vermelhinho. Alguns segundos depois ele volta a mamar, irritado, mas solta a mama logo em seguida novamente. E isso dura toda a mamada, fazendo com que muitas vezes ele leve 40 minutos ou mais mamando, até se saciar. Isto não acontece em todas as mamadas, mas pelo menos 2 vezes ao dia. Cheguei a pensar que meu leite estava fraco, ou vindo pouco, ou que ele estava com cólicas ou simplesmente rejeitando o peito por algum motivo. Mas sondando a internet (a santa internet!), achei uma preciosa informação a respeito disso, e vi que muitos bebês passam pelo mesmo problema e que não tem nada a ver com a qualidade do leite. Fiquei mais aliviada! Portanto, se você está passando pelo mesmo dilema com seu bebê, dê uma olhada no que achei sobre o assunto, e tenha só um pouco de paciência, pois isto passa. Este fenômeno se dá geralmente aos 2 meses, mas com o Vinícius aconteceu mais cedo, com 1 mês, isto pode variar de bebê para bebê. Fica aí a dica de hoje.

"Minhas queridas, estava eu a ler o forúm do SOSamamentação quando começo a ler uma mamãe muito preocupada porque lhe estava a acontecer esta situação. Então a resposta da conselheira em amamentação foi a seguinte:

"Entre os 2 e os 4 meses acontece o seguinte fenômeno: os bebês tornam-se muito mais eficientes a mamar, conseguindo extrair mais leite em menos tempo, simultâneamente o estômago passa a ter mais capacidade. Em sequência disso alguns bebês sentem espasmos no estômago quando começam a mamar ou durante a mamada e têm comportamentos estranhos tais como os que descreveu, tirar e pôr a mama na boca, chorar durante a mamada, ficarem muito agitados. Isso advém de sentirem alguma dor e não propriamente de falta de leite na mama. Esta situação é temporária, geralmente passa em poucas semanas. Quando o bebê começa a se comportar assim, deve-se interromper a mamada e tentar acalmá-lo e confortá-lo um pouco. Depois do bebê estar calmo e sem chorar, com a mãe calma também, deve voltar a oferecer a maminha, procurando fazer com que a barriga do bebê esteja bem encostadinha à sua, pois o calor do corpo ajuda a aliviar um pouco os espasmos. Se o bebê não quiser mamar mais deve-se respeitar. Lembre-se que nesta fase eles ingerem mais em menos tempo e possívelmente o bebê ingeriu o suficiente nos minutos que mamou. Se quiser mais, mama mais.

O importante é continuar a estar disponível para dar sempre de mamar a pedido, com a frequência e duração que o bebê desejar. Se o bebê sentir segurança da mãe para lidar com a situação, também o ajudará a lidar com as novas sensações que tem e em breve conseguirá ultrapassá-las."


Grande beijo,

Roberta


Oooooooii !!

2 comentários:

Lia disse...

Oi, Roberta! Essa minha filhinha que "dorme a noite toda com 5 dias de vida" está prestes a completar 2 anos! Nesse período, passamos por vários percalços no quesito sono. Ela dormiu super bem até uns 4, 5 meses. Depois começou a acordar umas 3x por noite, depois 4, 5, infinitas. Com um ano, ela dormia na nossa cama e mamava madrugada afora. Então engravidei novamente e fizemos um desmame noturno radical com a preciosíssima ajuda do marido.
Desde então ela normalmente dorme à noite toda, mas vira e mexe dá umas recaídas.
Minha caçula está com quase 4 meses e acorda uma ou duas vezes à noite pra mamar (ela emenda 6h de sono). Estou achando ótimo, mas sei que isso não significa nada em termos de prognóstico para o futuro.
Moral da história: crianças acordam à noite, é fato. Aproveite quande eles dormem bem e não estresse se não dormirem. Aprendi a pegar no sono na velocidade da luz. Bjos!

Anônimo disse...

Adorei o texto! meu bebe completa 2 meses amanha e ha 4 dias esta assim, chorando ao mamar! Q bom q passará!