sexta-feira, 15 de junho de 2012

Primeira papinha!

Ontem foi o dia da primeira papinha do Vinícius. Depois de 6 meses e 12 dias de aleitamento materno exclusivo, introduzimos os primeiros alimentos. Apesar de ele ter entrado nas papinhas, continuo amamentando. Quero ver como será a experiência com as papinhas, se o sustentará melhor e o fará dormir melhor ou não. Após esta experiência, decido de farei o desmame ou não, para que eu possa voltar a estudar. Se as refeições com as papinhas o ajudarem a dormir por mais tempo e a ficar mais tempo saciado, continuarei no peito, e se caso eu for voltar a estudar, deixarei leite materno congelado para que meu marido dê a ele na mamadeira enquanto eu estiver fora (não quero nem ver, ele detesta bico de mamadeira!). Mas se não for o caso, infelizmente terei que desmamar. É que pretendo voltar a estudar no próximo semestre e estudarei à noite, para que meu marido fique com ele para mim. Vamos ver no que dá. 
A experiência com a primeira papinha foi basicamente como a experiência de todos os bebês. Ele cuspiu muito as primeiras colheradas, fez careta várias vezes e comeu pouco. A papinha foi de macarrão com carne e legumes. Comprei a papinha da Nestlé mesmo, rs. Não que eu vá somente usar papinha pronta, não. Mas não mesmo. É que não aguentei esperar até segunda-feira para fazer a compra de todos os legumes. Aqui na cidade, os legumes, frutas e verduras entram numa promoção muito boa às segundas e terças. Assim, toda segunda-feira farei logo uma grande compra de legumes e deixarei já tudo no esquema para a semana toda. Aprendi a congelar bem os alimentos (branqueamento, explicarei mais adiante) para que não percam seus nutrientes e assim o farei, para economizar tempo. Toda segunda comprarei os legumes e vou congelar tudo já cortadinho e em quantidade suficiente para a semana toda. Como ontem foi quinta-feira e eu já estava ansiosíssima para dar a primeira papinha pro Vinícius, comprei as da Nestlé mesmo, uns 8 potes para todos os dias até segunda-feira. E me parece que ele gostou! Como eu estava dizendo, no início fez careta e cuspiu muito. Mas hoje no almoço ele já comeu melhor, comeu um pouco mais da metade do potinho e até já abria a boquinha para comer. Foi tão bonitinho! Espero que ele seja bom de boca, rs. Por enquanto só estou dando as papinhas salgadas para o almoço e janta, para que ele se acostume bem e perceba se gosta ou não de alguns sabores. Vou esperar mais um pouquinho para introduzir as papinhas doces. Como ele já entrou nas papinhas, já estou dando água também. Ele pega super mal, ele odeia mamadeira, chuquinha e tudo o que for de borracha. Mas estou insistindo, ao invés de ele sugar, ele morde o bico, mas sai uma boa quantidade de água quando ele morde e vou deixando assim mesmo até que ele pegue o gosto (pq tb faz careta) e aprenda a sugar corretamente.
Outra coisa é a higiene bucal dele. Agora que ele tem 6 dentes e está comendo papinha, a higiene é fundamental. Podemos fazer com gaze úmida (água filtrada, óbvio) ou com umas dedeiras de silicone que vendem por aí, que tem uma escovinha. É muito boa, estou usando ela. Ele adora, até porque coça a gengiva dele. Aqui ocorre um temporal quando termino a higiene bucal dele, ele reclama e grita, para que eu continue, rs, adora como coça as gengivas. 
A experiência com a primeira papinha foi normal e tranquila, apesar de ele ter cuspido um pouco, ingeriu a maior parte do potinho, o que foi bom, espero que ele continue assim! 
Eu citei aqui que farei o branqueamento dos alimentos para congelar. Vou ensinar aqui como fazer. Fazendo assim, você conserva todos os nutrientes, e o alimento pode seguramente ser congelado e ingerido depois. 

Fiquem com as fotos da primeira papinha do Vi e logo em seguida, a explicação sobre o branqueamento dos alimentos. As fotos aumentam quando vc clica nelas.

Grande beijo,

Roberta











Branqueamento é um processo de conservação de alimentos, mergulhando-os durante pouco tempo em água fervente. Os alimentos assim preparados podem ser congelados até seis meses e passar diretamente do congelador para a panela, a fritadeira ou o forno sendo, para isso, conveniente que sejam cortados em pequenos pedaços antes do branqueamento.

O processo de branqueamento é basicamente um choque térmico. O alimento deve ser (de preferência) lavado, descascado e picado e colocado numa panela com água fervendo por um período que irá variar de acordo com o tipo de alimento (varia entre 30 segundos e 1 min). Após este tempo, escorra rapidamente o legume, verdura ou a fruta e o conduza para água gelada pelo mesmo período de tempo que foi submetido a fervura. Agora, escorra bem, e coloque dentro de um saco plástico, retirando o máximo que puder de ar dentro desse. Com o alimento no saquinho, congele-o e este pode ser armazenado no congelador por até 3 meses :)

Um comentário:

Thaísa, Anne, Felipe disse...

Olá, vi seu blog no e-family, adorei saber do congelamento, é realmente seguro? Por enquanto meu Dan apenas mama, mas assim que começar as papinhas vou experimentar.bjus