sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cólicas no bebê

Bom dia!

O Vinícius de dois dias para cá começou a dar trabalho para dormir. Em torno das 22h, ele mama os dois peitos, troco as fraldas, ele arrota direitinho, esfrega os olhinhos de sono, mas quando o deito, ele abre o berreiro. Se mostra muito irritado, chora alto, fica vermelhinho. Como ele está com 14 dias, estou desconfiada de que sejam as cólicas chegando. Nada o consola. Tudo o irrita a ponto de ele se fazer ouvir lá do lado de fora da casa, rs. E dura mais ou menos 2 horas. Fica assim até meia noite, uma hora da manhã... Só descobri uma maneira de acalmá-lo, que é dar o peito, mesmo ele estando sem fome. Nestas crises, dei o peito, e ele o fez de chupeta. Eu acho errado acostumar a criança a fazer seu peito de chupeta, mas ele só fez durante as crises, durante o dia ele age normalmente, mama, dorme ou mama e fica acordadinho com a gente... Parece que durante a crise o peito o faz sentir mais acolhido e seguro, por isso dei mesmo assim. E a barriguinha dele colada na minha, gera calor, o que pode estar aliviando as cólicas.

Mas e agora? Como aliviar as cólicas? E você sabe o que são as cólicas? Vc sabia que o arroto e as cólicas estão relacionados? Dêem uma olhadinha nesta explicação:

"Quando o bebê está mamando, seja no peito ou na mamadeira, geralmente há uma ingestão de ar, isto é, o bebê engole ar. O ar entra até o estômago do bebê que é mais leve que o leite e por isso tende a voltar. Quando o ar volta é o que conhecemos por arroto, que pode vir acompanhado de uma pequena quantidade de leite, a regurgitação. Por normalmente o arroto vir acompanhado de uma regurgitação, o bebê que estiver deitado de costas ou de bruços no berço pode aspirar o leite que voltou e se asfixiar. Portanto, a questão se deve arrotar ou não é relativa. Caso o bebê mame sem problema (sem entrada de ar), não existe a necessidade de esperar um arroto.
Outra conseqüência do bebê que engole ar e não arrota são as cólicas. Com o estômago cheio de ar e o sistema digestivo ainda imaturo, aparecem as terríveis cólicas. Os bebês choram muito e nada os consolam. O arroto é uma forma de tentar evitar que as cólicas apareçam. Fazer massagens na barriga e exercícios tipo bicicleta no bebê de barriga vazia são maneiras de fazer com que o bebê elimine os gases e também evitar as cólicas.
Depois da mamada, a mamãe deve colocar seu bebê na posição vertical com a cabeça no seu ombro e a barriga encostada no peito. O arroto aparece até os dez primeiros minutos, às vezes, pode demorar um pouco mais. 
Uma das melhores posições para que o bebê não engula ar durante a amamentação é aquela em que o bebê fica com a cabecinha apoiada na volta de dentro do cotovelo da mamãe, barriga encostada com a barriga da mamãe e de boca bem aberta abocanhado a maior parte da aréola do seio da mamãe.
Colocar o bebê para o arrotar deve ser um cuidado por pelo menos até o sexto mês de vida do bebê onde o sistema digestivo do bebê já está bem mais maduro."

Bom, eu SEMPRE coloco o Vinícius para arrotar, e por sorte, ele arrota em bom som, rs. São raros os momentos em que ele não arrota de jeito nenhum, no início era pior. Quando ele tinha poucos dias de vida, tinha muita dificuldade em arrotar, e por isso regurgitava muito. Agora este problema está bem mais controlado. Apesar das recomendações serem seguidas, não adianta, um bebê que mama muito feito o Vinícius, sempre vai engolir um pouco de ar, e talvez seja este o motivo das cólicas. Elas não parecem ser fortes, pelo menos não ainda, mas já estão incomodando. Experimentei fazer massagem na barriguinha e o exercício tipo bicicleta e ele adorou, o ajudou a evacuar também.

E vc, leitor (a)? Conte-nos como foi a sua experiência com seus bebês e as terríveis cólicas!

Beijos,

Roberta

Nenhum comentário: